logo

Cap. 94

Ilustração com um fundo vermelho, com grandes cristais vermelhos de gelo sobre toda a superfície, sobre o qual está a silhueta de uma nativa americana dando adeus com a mão direita, A mulher tem quatro grandes penas enfeitando a cabeça, uma faixa preta ornamentada com três pedras brancas e um colar com três fileiras de pedras, sendo a fileira do meio com pedras brancas e as outras com pedras vermelhas.

— Ela parece não gostar de você. – comenta Lucretia com Noite da Raposa, que responde:

— Verdade. E tem motivos para isso.

Lucretia: — É mesmo?

Noite: — Eu não deixei meu filho se casar com ela.

Lucretia: — Ah!

Noite: — E, talvez, possa ter participação na chuva quente que dá nome a ela.

Lucretia, rindo e olhando para Westwood: — Oh! Temos tanto em comum.

Lucy se foi, todos parecem satisfeitos e Cedro Vermelho decide que é melhor se livrar de seus visitantes e parentes indesejados antes que criem novos problemas.

— Espero que estejam satisfeitos! — agradece o chefe. — Dois espíritos, sua presença nos honra muito, mas a refeição acabou, então, todos os brancos e seus amigos (com os olhos voltados para seu filho), por favor, fora daqui.

O grupo entende o recado, volta à tenda e coloca um sorridente Augustus no trenó que transportou Lucy, despede-se de Noite da Raposa e segue para fora da aldeia.

Uma nativa, que manteve-se afastada durante toda a permanência do grupo de brancos, resolve, finalmente, tomar coragem e aproximar-se de Cobra Traiçoeira.

— Você veio à aldeia e não foi me dizer olá. – diz a moça, quase engolindo o indígena com seus grandes olhos castanhos. — Vai partir, também, sem nem dizer adeus?

Cobra Traiçoeira, lacônico: — Sim.

Ele segue cavalgando sem olhar para trás.

— Quem é aquela? – pergunta Wayne.

— Istas. – deixa escapar o indígena.

Wayne , sempre enfiando a cara no formigueiro: — Amiga sua?

Cobra Traiçoeira olha para cima e acelera seu cavalo, deixando para trás Istas, sua tribo e um xerife sem resposta.

Lucretia passa ao lado de Wayne balançando negativamente a cabeça. Ele sabe que deve ter feito algo errado, mas está cansado demais para aprender o que foi agora. E tem uma longa viagem pela frente.

O grupo segue em silêncio, cada um ruminando seus próprios pensamentos e conflitos. O único que parece melhor é justamente o inconsciente Augustus, que para profunda insatisfação e descontentamento de Wayne e Westwood, retorna à Rotten Root.

Já estão no meio da tarde quando, finalmente, se aproximam da cidade.
 

Texto Anterior Próximo Texto